Estudo sobre Libertação


Introdução:
Gênesis 27: 38-40. E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.E pela sua espada você viverá, e ao teu irmão servirá. Acontecerá, porém, que quando você não agüentar mais, você mesmo tirará de seu pescoço todo o jugo.

Na passagem acima vemos as palavras de um pai para seu filho que por pecar contra sua própria família  passou a carregar um jugo (fardo) muito grande. Este filho não recebeu nada de herança e ainda passou a carregar um jugo sobre seu pescoço que era: A vergonha de ter perdido tudo. A mágoa de seu irmão mais novo que o traiu; E a decepção com seu pai por não ter lhe deixado nenhuma só benção.

Todavia, o pai deixou para o filho um escape, ou seja, uma forma de se libertar disso, quando ele disse: "quando você não aguentar mais você mesmo tirará de si todo o jugo". 

Queridos Deus te diz isso hoje: No dia em que você não estiver suportando mais viver uma vida debaixo de maldições e erros, você mesmo será capaz de se libertar desse jugo e desse peso que está sobre você. 

Nesse estudo você encontrará a saída para se livrar desse jugo. 

 1. O que é Maldição.
Segundo o dicionário: Ato ou efeito de amaldiçoar. Palavras com que uma pessoa deseja que advenham males a outra; praga. Desgraça, fatalidade.
Segundo o que se extrai da palavra de Deus, é uma legalidade, ou seja, um direito dado a Satanás de entrar na vida de alguém e prejudicá-la., levando-a ao pecado a morte, a enfermidade, etc...
As religiões da Índia chamam isso de Carma: que seria uma cadeia de causa e efeito no plano material e moral: se você deu causa a determinada coisa, você terá que sofrer os efeitos dela.
Mas o que as outras religiões não sabem, é que Jesus tem poder para desfazer toda a maldição todo o carma e todo poder do diabo, porque para isso se manifestou o filho de Deus, para destruir as obras do diabo.

2. Como surgem as maldições.

Deus estabeleceu alguns princípios em sua palavra que são responsáveis por determinar a benção ou a maldição:
Princípio da Responsabilidade e da Legalidade
Nós temos a responsabilidade sobre os nossos atos. Podemos decidir entre a benção e a maldição, Deus nos fez livres para escolher. Contudo, quando escolhemos o pecado estamos escolhendo o caminho da maldição e permitindo a entrada do mal na nossa vida. Toda pecado dá LEGALIDADE (abre a porta) para o diabo entrar.
Deuteronômio 30:19  Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

Deuteronômio 11:26-28 - Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
            As maldições surgem através do pecado, cumpre a cada um decidir se vai pecar ou não, sendo que cada pecado atrai uma maldição e dá legalidade para a ação de um demônio.
I João 3:8 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.
            As maldições vêm como conseqüência do pecado de não ouvir, não obedecer, não guardar as ordens do Senhor, misturar-se com outros deuses.   Há pessoas que, mesmo sendo crentes há anos, podem estar dando lugar ao diabo.
Efésios 4: 27 – Não deis lugar ao Diabo.
                Esse texto foi escrito para os cristãos da igreja de Éfeso, mesmo eles sendo crentes.

Exemplos de pecados: Efésios 4:27-31 - Não deis lugar ao Diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

3. Tipos de Maldição

a-) Maldição hereditária: São maldições que alcançam nossas vidas em decorrência de pecados que os nossos pais cometeram. Trata-se de um Legado familiar, ou seja, os demônios que passaram a acompanhar uma família em razão de um pecado cometido por pai, mãe, avô, ou avó..., tentam os filhos e planejam que os filhos cometam os mesmos pecados para que eles possam continuar tendo direito legal sobre a família.
Lamentações 5:7 - Nossos pais pecaram, e já não existem; e nós levamos as suas maldades.
Êxodo 20:5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
            Exemplos: Davi cometeu o pecado de adultério, o que abriu lugar para a maldição de imoralidade sexual em sua família. A maldição atraída fez com que Absalão se deitasse com as concubinas de seu pai perante toda a Israel.
            Abraão mente dizendo que Sara não é sua esposa. Isaque comete o mesmo pecado e afirma que Rebeca não é sua esposa. O pecado da mentira passa a ser tão forte que Jacó nasce com o nome de Traiçoeiro e engana seu próprio pai afirmando ser o filho mais velho e tomando assim a benção de seu irmão.
            Certa vez um pai percebeu que um filho estava tendo o desejo de usar roupas de mulher e levou pra um pastor orar, o pastor foi conversando com o menino até que descobriu que a babá que cuidava dele o obrigava a fazer relações sexuais com ela e por isso ele começou a pegar nojo de mulher e quis atrair homens. Depois de conversar com o pai, descobriu-se que o pai tinha cometido adultério com uma empregada.

            Então quer dizer que eu vou ser culpado pelos pecados do meu pai ou mãe, ou avô... ?
            Não porque a bíblia diz em Ezequiel 18:20 - A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
            Mas ocorre que os demônios eles vão querer tentar e vão perseguir a família do pecador para que ele continue tendo domínio sobre esta família.
               
Por isso que Deus diz em Gênesis 4: 6-7. Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
            Cada um é responsável em dominar seu próprio desejo, porque o pecado jaz a porta, mas cada um deve dominá-lo.

b-) Maldição voluntária: É a maldição que é atraída pelo próprio pecador que se dispõe a pecar. Todo o pecado abre a porta para o diabo entrar, ele é legalista e precisa de uma autorização sua para entrar na sua vida e essa autorização é dada através do pecado.
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."  (Romanos 6 : 23)

c-) Maldição da nação: A nação brasileira foi construída debaixo de maldições que vieram de outros países. Os português implantaram o catolicismo, os escravos implantaram as feitiçarias africanas. Até mesmo os índios que acreditavam em outros deuses. Isso tudo atraiu para o Brasil maldições que até hoje ainda trazem conseqüências sobre ele. Corrupção, Prostituição, Violência.

d-) Maldição decorrentes de autoridades
            São maldições que sobrevêm sobre nós quando uma autoridade, seja ela, pastor, líder, pai ou mãe, professor da escola, nos submetem a um pecado involuntário. Por exemplo: Batismo no catolicismo, quando os pais consagram os filhos, ou dão aos filhos nomes de Santos por causa de uma devoção
            Ou, decretam palavras sobre nós, como quando um pai diz que o filho é gays, ou que são burros, ou que nunca vão dar certo na vida, ai lá na frente a palavra se cumpre.

f-) Maldição proveniente de traumas
            Traumas na infância, adolescência, ou até mesmo na fase adulta. Estes bloqueios são aproveitados e provocados pelos demônios, através de:
            Rejeição: Hipóteses que podem ter causado rejeição (sentimento de que não somos amados) – Atitudes de outros que nos levaram a sentir-nos sem valor ou não amados.
                                                              i.      Morte, separação, abandono, crítica, indiferença, ausência ou violência por parte dos pais.
                                                            ii.      Rejeição no ventre (gravidez indesejada) ou ao nascer (se esperava uma menina).
                                                          iii.      Preferência dos pais por outro filho.
                                                          iv.      Rejeição no casamento (adultério, desprezo por causa do peso).
                                                            v.      Palavras destrutivas liberadas por pessoas amadas (“Você é burro, feio, gordo...”).
                                                          vi.      Gozações por causa do nome (Novalgina de Oliveira) ou aparência (orelhudo, narigudo, negão...), ou algum erro que cometeu.

Abuso Sexual, Violência, Medo, brigas, acidentes, abandono, falta de amor, palavras duras, drogas, ausência dos pais, divórcio, namoros ilícitos, adultério, aborto.

g-) Maldição provenientes de palavras:
Provérbios 15:1 - A RESPOSTA branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Mateus 12:36-37 - Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.

h-) Maldição proveniente de pecados ministeriais
Quando um líder ou pastor estão envolvidos em fraudes, adultério, roubos, essas maldições alcançam a Ele, ao Ministério dele, e aqueles a quem estão submetidos as suas ovelhas.
 - Quando um Rei estava em pecado, não somente ele sofria mas também todo o povo.

4.  Conseqüência de Alguns pecados

I  - Idolatria: Causa paralisia na área espiritual, a pessoa mesmo depois de vir pra Jesus não consegue se desenvolver espiritualmente. Salmos 115: 4-8. – Os Ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
II – Rebelião: Causa Miséria, morte prematura, esterilidade (Ex: 20:12 [honrar pai e mãe]; Nm 16:30-31 [Corá, Data, Abiratão morrem]. II Sm 6:20-23 [Mical fica estéril])
III – Falta de perdão: A pessoa que não perdoa também não é perdoada e se não é perdoada ela não consegue se libertar, se desenvolver tanto espiritualmente quanto materialmente.
IV – Envolvimento com Espiritimos ou Satanismos: Doenças incuráveis pela medicina ou de deformação, Dores fortes ( Salmos 16:4 - As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios), Morte dos filhos, Viúves (Isaías 47:9 - Porém ambas estas coisas virão sobre ti num momento, no mesmo dia, perda de filhos e viuvez; em toda a sua plenitude virão sobre ti, por causa da multidão das tuas feitiçarias, e da grande abundância dos teus muitos encantamentos).
V – Tentativa de suicídio, homicídio, aborto, Reza a Santos Católicos, Tatuagem, Mutilação ao corpo. – Atraem Espíritos de Morte (vingador de sangue) – Números 35:19 - O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á. (I Crônicas 10 : 13"Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar)." 
 VI – Roubo ou Mentira – Zacarias 5:3-4 - Então disse-me: Esta é a maldição que sairá pela face de toda a terra; porque qualquer que furtar, será desarraigado, conforme está estabelecido de um lado do rolo; como também qualquer que jurar falsamente, será desarraigado, conforme está estabelecido do outro lado do rolo. Eu a farei sair, disse o SENHOR dos Exércitos, e ela entrará na casa do ladrão, e na casa do que jurar falsamente pelo meu nome; e permanecerá no meio da sua casa, e a consumirá juntamente com a sua madeira e com as suas pedras.
VII – Quebra de Aliança – Seja ela ministerial, profissional, conjugal – pode atrair - Miséria, fome, Sequidão (II Sm 21:1) Saul quebra aliança que Josué estabeleceu com os Gibeonitas de não matá-los.


5. REINO ESPIRITUAL

Judas 1:6 - E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

a-) Reino de Deus
Serafins – ligados a adoração (Isaías 6:1-3)
Querubins - Ligados a Santidade(Gn 3:22-24)
Arcanjos – príncipes de Deus, anjos de guerra, protetores (Dn 12:1/ Jd 1:9)
Anjos – Mensageiros, espíritos ministradores (Dn 9:21/ Lc 1:26/ Hb 1:14)

b-) Reino das trevas
Principados – território ou jurisdição de um príncipe, ou país que dá título a um príncipe (Romanos 8:38) Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir.
Potestades – Autoridade sobre um determinado lugar. No grego é a palavra “exousia” (Efésios 2:2) Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Forças do mal nas regiões celestes (dominadores) – Poderes com objetivo, especialidade (Efésios 6:12) - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

6. Compreendendo as realidades espirituais

O Reino das Trevas imita em muito o reino de Deus, e assim como no Reino de Deus existe uma hierarquia e cada anjo está responsável por uma área específica, o Reino das trevas também tem sua hierarquia e cada qual tem sua função.

Existem vários tipos de espíritos malignos.
a-) Espíritos Territoriais (potestades): E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.) E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.(Marcos 5:7-10)

b-) Espíritos com funções específicas:
Enfermidades: "E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se."  (Lucas 13:11)
Poderes ocultos: "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores."  (Atos 16:16)
"Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles."  (Levítico 20:27)
Espírito de Ciúmes: "E o espírito de ciúmes vier sobre ele, e de sua mulher tiver ciúmes, por ela se haver contaminado, ou sobre ele vier o espírito de ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes, não se havendo ela contaminado,"  (Números 5 : 14)
Espírito de mentira: "E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim."  (I Reis 22:22)
Espírito de Falsidade: "Se houver alguém que, andando com espírito de falsidade, mentir, dizendo: Eu te profetizarei sobre o vinho e a bebida forte; será esse tal o profeta deste povo."  (Miquéias 2:11)

c-) Espíritos que são atraídos por coisas ou lugares.
Deserto: Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.(Lucas 8:29)
Cemitério: "E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho."  (Mateus 8 : 28)
Oferendas: "Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios."  (I Coríntios 10:20)

7. Compreendendo se preciso de Libertação?

i.                    Se você tem um pecado de estimação que você não larga
ii.                  Se você tenta fugir do pecado, já fez de tudo e não conseguiu parar, você precisa de libertação.
iii.                Se você percebe alguma área da sua vida que está paralisada e não consegue se desenvolver (ministerial, financeira, familiar, sentimental, espiritual).
iv.                Se você não consegue manter uma postura espiritual adequada e as vezes que tentou durou pouco tempo e logo voltou ao pecado
v.                  Se há alguma enfermidade que você percebe que é espiritual

8. Quebrando toda maldição

Jesus têm um triplo ministério

1. Salvação
"Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido."  (Mateus 18 : 11)
2. Cura
"E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar."  (Lucas 5 : 17)
3. Libertação: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres."  (João 8 : 36)

Só Jesus tem o poder para libertar-nos de todas as maldições.
"Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo."  (I João 3 : 8)

NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO VERDADEIRO E CONFISSÃO DE PECADOS
Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.

  • Arrependimento é o reconhecimento do erro que leva a pessoa a sentir dor profunda em razão dos seus atos a ponto de não mais querer repeti-los.

  • Remorso é o ressentimento que justifica uma atitude pecaminosa e que compensa a dor do pecado. Porém não leva a pessoa a deixar de fazer o pecado, nem a admitir o seu erro.
Depois de arrepender-se, confesse seus pecados a Deus: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Provérbios 28:13)

    • Confesse de forma específica, fale para o Senhor tudo o que você fez, na medida em que o Espírito Santo for te fazendo lembrar dos seus pecados, você deve confessá-los.


    Queridos, é importante frizar que a oração abaixo não se trata de uma "reza" que tem poder para te libertar, mas trata-se tão somente de um modelo (exemplo) de oração que você pode fazer ao Senhor por pecados que eventualmente você tenha cometido. Todavia, o que vai determinar a sua libertação é a fé no Senhor Jesus, pois Ele é o único que Salva, Liberta e Cura a sua alma.


    ORAÇÃO DE RENUNCIA DE PECADOS

    Querido Deus, venho a ti em nome de Jesus Cristo. Eu creio que Ele é o Filho de Deus, que tira o pecado de todo aquele que se arrepende e o confessa como Senhor.
    Creio que o Sangue de Jesus é poderoso o suficiente para me limpar de todo pecado. Eu desejo libertação em nome de Jesus!
    Limpe meus olhos, meus ouvidos, minha mente e cada área onde o inimigo tem trazido fortaleza em minha vida. Purifique-me a favor de mim mesmo, dos meus filhos e dos filhos de meus filhos.
    Eu confesso esses pecados e me arrependo de todo o envolvimento com filosofias, religiões e estilos de vida que me levaram a uma conduta sexual, pensamento, palavra ou atitude contrários a palavra de Deus. Desfaço espiritualmente todo pacto com satanás e seus demônios, feitos por mim ou por outros, envolvendo minha vida e a de meus descendentes. Torno, dessa forma, sem efeito todos os termos desses pactos, cancelando todo direito de Satanás e seus demônios sobre a minha vida e de meus descendentes.
    Eu confesso especialmente como pecado, me arrependo e renuncio todo o espírito de luxúria que existe em meus olhos, Desejos da carne, fantasias sexuais, pensamentos impuros e obsessão pelo corpo físico.
    Eu me arrependo de todo envolvimento com pornografias e renuncio todo espírito por trás das fotos pornográficas, figuras, desenhos, filmes pornográficos, livros, revistas, sites pornográficos na Internet – Toda forma de pornografia.
    Eu me arrependo e renuncio os espíritos que estão por trás de adultério, traição, fornicação, imoralidade e lascívia. Eu me arrependo e renuncio todos os espíritos associados com perversão sexual, incluindo molestações que fiz em outras pessoas ou aquelas em que fui molestado, homossexualismo, lesbianismo e sodomia.
    Eu me arrependo e renuncio todos os espíritos por trás de auto-satisfação sexual, incluindo masturbação, sexo anal, sexo com demônios, exibicionismo, posturas indecentes.
    Eu me arrependo de todas as minhas atitudes passadas e renuncio todos os espíritos envolvidos em vaidade sexual, conquista, poder, flerte, indução e sedução.
    Deus pai, eu te peço que tragas à minha memória cada pessoa com quem cometi pecados sexuais, porque é minha vontade quebrar todos os laços de alma, laços de mente e toda ligação espiritual. Eu aceito que o poder de laços de almas em minha vida serão quebrados, eles sairão de mim no poder do nome de Jesus.
    Eu me arrependo de todo envolvimento passado com aborto provocado e renuncio os espíritos de assassinato, morte, egoísmo e rejeição de crianças.
    Eu renuncio todo sacrifício a espíritos do mal e quebro a maldição de morte sobre minha família, a maldição de Caim, a maldição de crianças serem afastadas de seus pais, ou de não confiar neles.
    Pai, eu me arrependo da rebelião contra as suas orientações divinas e de dar espaço para qualquer outro espírito que tem me confinado, controlado, manipulado e eu renuncio espíritos que têm controlado meus olhos, minha mente, meus ouvidos.
    Eu renuncio sonhos obscenos, piadas obscenas que freqüentemente recordo, espíritos de tormenta, espíritos que me levam a repetir pecados que faço em segredo.
    Também me arrependo de dar espaço a espíritos que trazem medo. Renuncio meu medo de ser transparente com os outros, devido ao meu forte sentimento de vergonha.
    Eu renuncio meus medos de sexo no casamento, medo de não ser compreendido, medo de ser violado ou abandonado.
    Eu sei que Jesus veio morar dentro de minha vida. Senhor Jesus, tu que habitas dentro de mim, peço-te que inundes toda a minha memória com a tua presença. Lava-me dos pensamentos do passado que entristeceram o teu espírito santo e me fizeram cair.
    Eu declaro que todas as maldições em minha vida, seja por meus próprios pecados ou pelos pecados de meus ancestrais, desde a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Gerações, incluindo consagrações no período de fecundação, no período de gestação, até o nascimento, como também as maldições involuntárias que me foram impostas pelos meus pais quando estava sob os seus cuidados, sem quebradas em nome de Jesus.
    Eu me aproprio de Gálatas 3:13, que diz que Jesus pagou o preço e se tornou maldição por mim e que Ele levou para cruz todas as acusações que Satanás tinha a meu respeito.
    Eu renuncio a todo trabalho do reino das trevas e ordeno que estes sejam quebrados, anulados e cancelados agora.Eu oro no poderoso nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus, Amém.